• WhatsApp

MBA em Perícia e Avaliação Mercadológica Urbana e Rural

Estude de qualquer lugar!

Descrição do Curso

A MBA em Perícia e Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais ofertado pela Rede de Ensino CETEPS, tem como objetivo principal, a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação de profissionais da área imobiliária, e seus segmentos a comunicar com a linguagem jurídica. Ajudando na elaboração de laudos, parecer técnicos, vistorias, petições e esclarecimentos. Inclusive no procedimento de vendas de imóveis judiciais entre outros assuntos relacionados a prova judicial, atuando assim como Perito Judicial Avaliador, Assistente técnico e Corretor Judicial. A Perícia Judicial se faz necessária para esclarecimento de fatos difusos e relevantes para resolução de um processo. Por exemplo, uma Perícia Judicial Médica pode ser solicitada para esclarecer a causa de uma lesão, uma Perícia Judicial Ambiental para determinar a causa da contaminação de um rio, ou uma Perícia Judicial Imobiliária para se determinar o valor de uma propriedade em disputa. 2.Objetivo Especifico 2.1Na Perícia Judicial Imobiliária A Perícia Judicial Imobiliária – consiste em uma avaliação do valor real de mercado do bem e ao fim do levantamento e análise de todas as informações relacionadas ao patrimônio é expedido um Laudo Pericial que dentre as informações contidas deverá estar presente o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica – PTAM do imóvel. O PTAM é um instrumento de avaliação já consolidado, embasado cientificamente e balizado pela NBR 14.653 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Em um processo civil no qual as partes não possuem um consenso sobre o valor de mercado de um determinado bem ou patrimônio um Perito Avaliador Imobiliário pode ser convocado pelo Juiz da causa, sendo que por decisão do próprio magistrado ou por solicitação das partes para que se faça uma Perícia Judicial Imobiliária e determine o mais precisamente possível o valor do patrimônio em questão e assim, auxiliar na tomada de decisão da causa. A Perícia Judicial Imobiliária pode ser instaurada em casos como: Desapropriações diretas e indiretas
Servidões
Renovatórias e revisionais de aluguel.
Indenizações
Arbitramentos
Possessório; Reintegração de posse, reivindicatória, usucapião Assessoria a incorporadoras, construtoras e condomínios
Cautelares de antecipação de provas
Laudos de vizinhança
Laudos de recebimento e entrega de obra
Separação, divórcio, divisão, extinção de condomínio, e outros: Nestas demandas sempre é necessário que se tenha o efetivo valor do bem para que o resultado das demandas sejam isonômicas e justas. Doação; com a finalidade de forma isonomia entre os donatários e o respectivo valor de mercado do bem avaliado;
Locação: Ação Revisional, Ação Renovatória, Fixação de novo aluguel
Perito Judicial Avaliador de Imóveis Para Atuação em Perícias Judiciais o profissional a ser convocado como Perito deve ser reconhecimento como especialista e profundo conhecedor da sua área de atuação par realização de exames pericias abrangentes e ao mesmo tempo objetivos para resolução da questão. Atuando como Perito Judicial o profissional deve emitir seu parecer sobre o tema de forma idônea e totalmente condizente com a verdade dos fatos sem comprometimento com alguma das partes e sim com o objetivo de emitir um laudo detalhado e o mais conclusivo possível. Em uma Perícia Judicial Imobiliária o perito avaliador de imóveis deve ter sua atuação comprovada e estar devidamente credenciado no conselho federal de corretores de imóveis e no COFECI – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários. Assistente Técnico Judicial Ainda que se tenha definido um Perito Judicial para atuar em uma causa, as partes instauradas no processo podem ainda contar com um Assistente Técnico Judicial para acompanhar a atuação do Perito Judicial elencado. Assim como o perito o Assistente Técnico Judicial deverá ser especialista renomado e habilitado para exercer a atividade e não tenha suas afirmações anuladas ou desacreditadas no processo. O Assistente Técnico Judicial poderá acompanhar o Perito na realização de uma Perícia Judicial e formular questões sobre o Laudo apresentado afim de garantir que seja realizado um exame preciso e que as informações apresentadas sejam precisas e bem especificadas.

2.2 NA Avaliação Mercadológica de um Imóvel
É a definição precisa do valor de um imóvel através de fundamentação técnicas e metodologias de aferição. A avaliação mercadológica vai muito além da mera comparação de preços entre imóveis similares. Ela utiliza uma gama muito maior de dados, evidências e cálculos para chegar a um valor realmente preciso, seja ele um imóvel URBANO ou RURAL. O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica é o documento que reúne os dados e conclusões resultantes do estudo de valor do imóvel.
A Avaliação Mercadológica na Compra, Venda ou Aluguel de Imóvel:
O valor de um imóvel pode variar muito de acordo com sua localização, demanda do mercado da região, tamanho, padrão construtivo, acabamento, vizinhança entre uma infinidade de outros fatores. Apartamentos no mesmo edifício sofrem diferença de preço de acordo com a vista, andar, orientação do sol, proximidade de fontes de ruídos como avenidas, playgrounds, etc. O consenso sobre esse valor pode divergir muito em alguns casos, consequentemente as partes de uma negociação também podem não acordar em valor comum. Para se ter uma negociação justa e sem prejudicar nenhuma das partes o ideal é que se tenha um Parecer de Avaliação Mercadológico do Imóvel preciso e que leve em consideração todas essas variáveis para se chegar a um bom acordo para ambas as partes.

Área de Conhecimento
Imobiliária, Engenharia, Arquitetura e Legislação.

Público Alvo
Corretores de Imóveis portadores de diplomas a nível superior, Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Agrimensores, Topógrafos e Profissionais de áreas afins.

5. Metodologia
O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O tutor/professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada. O curso é contemplado na modalidade presencial e EAD, sendo que todas as avaliações acontecem no Portal do Aluno. Não há exigência de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. As interações assíncronas entre tutor/professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas. Organização Curricular


Organização Curricular
DISCIPLINA HORAS
Fundamentos de Direito 40h
Linguagem e Apresentação Jurídica 40h
Direito Registral Imobiliário 40h
Alienação Fiduciária de Bens Imóveis 40h
Aspectos Jurídicos da Perícia Imobiliária 40h
Perícias Judiciais, e a elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos 40h
Principais Métodos de Avaliação Imobiliária 40h
Avaliação Mercadológica de Imóveis Urbanos* 60h
Avaliação Mercadológica de Imóveis Rurais* Avaliação Judicial 60h 40h
Carga Horária Total 440h
*Disciplinas contempladas com aulas presenciais de campo.  

Polos

No Estado de Mato Grosso:


Contacte o polo mais próximo , para maiores informações.

No Estado de Mato Grosso do Sul: 


Há duas opções de turmas, ambas na modalidade a distância, em que o aluno acessa a plataforma de estudo e se programa para comparecer nas aulas presencias ou em um sábado por mês ou ás terças e quarta-feira, quinzenalmente.

No Estado de Rondônia:


O ensino é presencial.

Documentos Necessários

  1. RG;
  2. CPF;
  3. Comprovante de Endereço;
  4. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  5. Escolaridade;
  6. Foto 3×4.

Perguntas Frequentes

É uma modalidade de ensino com horários e formas de estudo flexíveis. A evolução tecnológica está diretamente ligada à ascensão desta alternativa de ensino. No Rede Ceteps, a relação entre aluno e professor ocorre com o apoio de ferramentas online, que são disponibilizadas no Portal do Aluno, ambiente exclusivo para os alunos.
Para ter validade, um diploma precisa ter sido emitido por uma instituição autorizada pelos órgãos educacionais estaduais, como o Rede CETEPS. Além disso, o curso também precisa ter sido aprovado. Ao concluir um curso técnico, o que comprova que você foi aprovado e recebeu o título profissional e o Diploma. Este documento é exigido em diversas situações, como ingresso em cargos públicos, contratações trabalhistas, participação em concorrências e licitações, entre muitas outras. Por isso, ter o diploma em mãos é tão importante. Como a EAD também é reconhecida, não há diferença nos diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância. Ambos têm a mesma validade para comprovação de título. Além disso, no diploma não consta a informação sobre qual foi a modalidade em que o curso foi concluído, por isto não é necessário ter receio quanto a aprovação do título pelo mercado.
Para receber o diploma o aluno deve estar com toda a documentação escolar e situação financeira em dia. O diploma leva, em média, 30 a 60 dias para ficar pronto, pois é necessário efetuar todos os registros na Secretaria Estadual de Educação.
As provas dos cursos oficiais são presenciais, ou seja, devem ser feitas na sede do Rede Ceteps ou em um dos Polos autorizados. Quando o aluno estiver preparado, basta agendar a prova com um dia de antecedência, escolhendo o dia e o horário mais convenientes.
Polo é um local devidamente credenciado pela Secretaria de Educação Estadual, próprio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. O Rede Ceteps possui dois tipos de Polos em parceria com outras instituições: 1) Corporativos: exclusivos para alunos de empresas conveniadas onde são realizadas aulas e provas dos cursos; 2) Conveniados: os alunos podem participar de grupos de estudos, tirar suas dúvidas, ter acesso à biblioteca e laboratórios e realizar suas avaliações. Os Polos são autorizados por um período de 5(cinco) anos, podendo ser renovados ou não.
Os Professores do Rede Ceteps estão disponíveis: 1) Semanalmente, em dias e horários divulgados no Portal do Aluno para atendimento presencial ou por telefone; 2) Diariamente, por meio de troca de mensagens no Portal do Aluno. Não há limite de consultas aos professores.
Sugerimos que o computador tenha, no mínimo, as seguintes configurações: 1) Hardware: Windows 98; 2) Software: Internet Explorer ou outro navegador de internet, por exemplo, Mozila, Firefox, Pacote Office (editor de texto, planilhas e apresentações).
Sim, mediante apresentação de Histórico Escolar e Plano de Ensino (conteúdo cursado) da disciplina requerida. A disciplina deve ter sido cursada há menos de 5 anos e deve ter nomenclatura semelhante. O Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP) determinou por meio da Deliberação nº 136 de 23/03/07 que, para ter dispensa de disciplinas já cursadas no Ensino Superior, é preciso apresentar documentação que comprove que a disciplina foi cursada e, além disso, o aluno deve realizar uma avaliação presencial na instituição para comprovar seus conhecimentos.
Caso já atue na área do curso e tenha como comprovar, você pode solicitar dispensa do estágio.
Lauda, Visto-confere, Declaração de Autenticidade ou Visto de Regularidade é a validação do documento escolar expedido pelas escolas. Deve ser requisitado na escola onde foram realizados os estudos ou na Secretaria Estadual de Educação mais próxima da escola.

Vantagens

Comunicação integrada

Site • Portal do Aluno • Redes Sociais • SMS • E-mails e Comunicados

Laboratório

Espaços climatizados e equipados com recursos para auxiliar no aprendizado.

Biblioteca

Acervo centralizado com mais de 1.000 títulos para consultas e empréstimos.

Portal do Aluno

Acesso exclusivo aos alunos para serviços de secretaria, notas, agendamento de provas, assessoria dos professores, vagas de estágios e empregos e ambiente de curso online.

Estrutura Física

Instalações com acessibilidade, salas de aula climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais e Wi-fi.

Mensalidades a partir de

R$ 365,63

16x de 365,63 no Cartão de Crédito Recorrente


Pré-Requisitos

Ensino Superior Completo

Modalidade

Regime Modular, a distância articulado com semi-presencialidade

Material Didático

Incluído: Todo digitalizado, disponível via site/plataforma e CD-ROM

Duração

De 6 meses

Atendimento

Horário de Atendimento Telefônico Segunda a Sexta-feira: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h 

Whatsapp

Horário de Atendimento Telefônico Segunda a Quinta-feira: 8h às 19h Sexta-feira: 8h às 18h 

Empresas

Saiba mais

Uma equipe de profissionais qualificados atende você nas demandas que sua empresa tem. Implantação de cursos técnicos, motivacionais e operacionais customizados aumentando a performance e resultados de sua empresa.

Ligamos para você

Deixe seu nome e Telefone que o Rede Ceteps entra em contato com você.

Preencher o meu formulário online.

Quer receber novidades e promoções?

Curta e receba novidades e promoções para a sua casa ;)